NATAÇÃO INFANTIL

Estudos indicam que a natação é a única atividade que pode ser praticada sem contraindicações, em todas as idades. Além de melhorar as funções respiratórias e fisiológicas do organismo, a atividade aumenta a coordenação motora e o tônus muscular. Mas como saber quando começar? Será que a natação é a atividade ideal para seu filho?

Para ajudar a responder essas questões, convidamos a educadora física, professora de natação e mãe, Lydi Rodrigues, para tirar algumas dúvidas.

1. É verdade que crianças aprendem mais rápido a nadar do que adultos?

É verdade sim, as crianças são mais corajosas e não tem medos, porque elas não têm a noção do perigo, já nós adultos temos. O adulto é mais retraído e alguns tem muitas dificuldades motoras que não foram adquiridas na infância, com isso reflete algumas dificuldades, como por exemplo na propulsão de pernas (batidas de perna), tornando assim um pouco mais complicado o aprendizado no adulto do que quando criança.

2. A partir de que idade um bebê pode começar natação? Existe contraindicações?

A natação pode ser pratica a parti de 4 meses…mas isso vai depender de cada pediatra, alguns liberam com 4 meses, já outros preferem depois dos 6 meses, que é quando a criança já tomou todas as vacinas e já está mais imune. Para iniciar a natação tem que ter a autorização do pediatra, ele saberá se seu filho está ou não apto para começar uma atividade física.

3. Quanto tempo se leva para aprender a nadar?

Isso é muito relativo, porque depende do desenvolvimento motor de cada criança, é algo individual, depende dos estímulos que ela tem no decorrer de sua infância e de sua capacidade motora, se ela possui algum trauma com a piscina ou algum medo que normalmente alguns pais colocam nas crianças para protege-las de um acidente. Com isso não temos um tempo estipulado, nunca devemos compara-las. Quanto mais cedo começar a natação mais rápido irá aprender e mais tranquila será a aprendizagem. Pais mais tranquilos e confiantes geram crianças mais destemidas, tornando assim mais fácil a didática da natação.

4. É verdade que a Natação é o esporte mais completo que existe?

Especialistas afirmam que começar a praticar ainda quando bebê ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais resistente a doenças e alergias. É um esporte completo, pois mexe com toda a musculatura do corpo. Além disso, com a amortização do impacto dos movimentos físicos pela água a possibilidades de lesões são muito menores.

5. É verdade que natação é bom para asma e outros problemas respiratórios?

Nadar ajuda, uma vez que é um exercício que favorece o desenvolvimento da musculatura. Como a asma impõe resistência à entrada e saída do ar, o esforço para respirar acaba sendo maior.  Não só a natação, mas qualquer atividade aeróbica promove a melhora do sistema cardiorrespiratório, diminuindo o número de crises e intensidade.

6. A natação é um exercício que trabalha muito a parte cardiorrespiratória?

Sim, a natação para ser praticada exige que o aluno esteja sempre trabalhando a parte aeróbica, fazendo com que respiração seja mais exigida durante a execução da atividade, aumentando consequentemente o trabalho cardiorrespiratório.

7. Colocando meu filho para nadar desde bebê, ele tem mais chances de ser um campeão?

Isso depende muito de cada criança, pois para ter uma aptidão não precisa necessariamente ter iniciado o esporte desde pequeno, claro que a crianças que inicia logo nos primeiros anos de vida vai ter uma maior facilidade no aprendizado e com isso gostara mais do esporte, mais não é comprovado ou garantido.

8. Quais os benefícios da natação?

A natação é uma atividade física na qual conseguimos trabalhar vários grupos musculares ao mesmo tempo e também a parte cardiorrespiratória junto com o exercício, gerando assim vários benefícios, com isso há uma grande melhora na coordenação motora, no fortalecimento muscular, fortalecimento dos músculos cardíacos. É uma atividade física que pode ser praticada por qualquer idade, desde que tenha uma autorização médica e um profissional capacitado junto.

9. Alguma dica para pais que estão pensando em colocar os filhotes na natação?

Antes de procurar uma escola de natação para o seu filho, sempre converse com o pediatra dele, para saber se está apto para a prática de exercícios aquáticos, e sempre procure uma escola que tenha referência e profissionais qualificados, onde você possa depositar total segurança e que tenha um trabalho voltado especificamente para a segurança do seu filho e um aprendizado que aplique metodologias lúdicas, que na minha opinião é a forma mais agradável e dinâmica de aprendizado da natação, onde levam o seu filho para um mundo de brincadeiras na água e ele nem percebe que está praticando uma atividade física, assim, tornando esse momento único e prazeroso.

 

NATAÇÃO BEBÊ

Lydiane Rodrigues  –  CREF 002468

Formada na universidade Católica Dom Bosco

Pós graduada em problemas cardíacos e populações especiais UGF

Atualmente trabalho na academia Penélope com natação e hidroginástica, na academia Flypper com ginástica e como personal trainer kids e adult

Comentários

Comentários

Posts Relacionados