Lancheira saudável

Volta às aulas e muitas mães já ficam ansiosas e preocupadas quando o assunto é montar a lancheira. Na correria do dia a dia nem sempre dá tempo de preparar lanches mais nutritivos, sem falar na criatividade, que na maioria das vezes acaba. Por isso é bem comum vê-las optando por produtos/alimentos pouco saudáveis que são “mais práticos”.

Os salgadinhos, bolachas, bisnaguinhas e suco de caixinha são os primeiros da lista. O grande problema é que esses alimentos, aparentemente inofensivos, escondem riscos à saúde. Seu consumo excessivo pode causar problemas graves, como obesidade, diabetes, hipertensão, dislipidemia, entre outros. Por isso é essencial que sua ingestão seja limitada.

Dá pra ser prático e saudável!

Para facilitar, dá para preparar alguns alimentos com antecedência e congelar também. As lancheiras térmicas são ótimas e permitem um melhor acondicionamento da comida.

Não adianta os pais acharem que as crianças vão gostar de comer lanches saudáveis na escola se eles se alimentam mal em casa. Os adultos devem dar o exemplo!

É importante lembrar os três grupos de alimentos que devem compor a lancheira:

Os energéticos (carboidratos): um pãozinho ou um bolo caseiro, uma tapioca, biscoito integral, polvilho etc.

Os construtores (proteínas): iogurtes, queijos, patezinhos a base de ricota com frango desfiado etc.

Os reguladores (fibras): frutas, cenourinha, tomatinho, frutas secas, geleia sem açúcar etc.

Dicas importantes:

– Para os sucos naturais, preferir as frutas da época e mais maduras, que estão mais docinhas e não precisam adoçar.

– Prefira água! Principalmente nesse calor, é importante para a hidratação da criança.

– Quando for comprar os industrializados (sucos, bolachinhas etc.), olhe sempre o rótulo! Prefira os integrais e quanto mais natural melhor.

– Para mandar o iogurte, falo sempre para por um tempinho antes no congelador, assim ele mantém a temperatura e fica uma delicia.

– Tente sempre evitar a monotonia. Usar cortadores diferentes também é uma ótima, a criançada adora!

– Uma dica fundamental para estimular o seu filho a consumir alimentos saudáveis é levá-lo à feira ou ao supermercado. Apresente diferentes frutas, de várias cores e formatos, e compre não apenas as que você gosta, mas as que despertam o interesse dele. Assim, a criança entra em contato com produtos variados e tem curiosidade de prová-los. Faça o mesmo na hora de arrumar a lancheira, convide-o para ajudar na elaboração do cardápio do dia ou da semana. Essa atitude vai incentivá-lo a consumir o que levou para a escola.

* Lancheiras:

  Segunda Terça Quarta Quinta Sexta
Energéticos Pão integral com ricota temperada Biscoito integral (mãe terra) Bolinho caseiro Polvilho Pão integral com requeijão e cenoura ralada
Construtores Iogurte natural Castanha do pará Queijo bolinha
Reguladores Banana Geléia sem açúcar Maçã Tangerina Uva
Hidratação Água de coco Água Suco de laranja natural Suco de uva integral Suco de maçã (Yakult)

 

 

Pronto! Lanchinhos saudáveis e práticos para levar para a escola!

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Camila A. Garcia

Nutricionista – CRN 334782

(11) 98588-6692

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