Entrevista com a Doula

O que uma grávida mais deseja é que corra tudo bem na hora do parto, seja ele natural, normal ou cesárea. Isso costuma gerar muita ansiedade, principalmente nas mães de primeira viagem. Muitas mulheres que decidem ter parto normal hoje em dia se sentem inseguras e aí entra o trabalho das doulas, que estão fazendo toda a diferença no cenário obstétrico nacional. Você já ouviu falar?

Para explicar tudo isso convidamos a doula Tatiana Marinho, que nos respondeu algumas perguntas:

  1. No que o trabalho de uma Doula pode auxiliar a parturiente?     

A doula leva a gestante, antes do parto, informações sobre medicina baseada em evidencia mostrando os mitos e verdades que cercam o parto. No dia do parto a doula estará ao lado da parturiente auxiliando a diminuir as dores e desconfortos com métodos não farmacológicos, através de massagens e manobras. Estará ali para lembrar sempre que necessário que aquela mulher é capaz de ir ate o fim e parir.

2. O trabalho das Doulas restringe-se à gestante?

Nao. A doula leva informaçoes ao casal ou familiares. Durante o trabalho de parto pode estar explicando ao acompanhante o que esta acontecendo e o tranquilizar. Pode também levar noticias aos familiares que muitas vezes aguardam do lado de fora ansiosos. Mas sempre com autorização da parturiente.

3. A doula só auxilia se o parto for normal?

Isso é motivo para discussão em grupos de doulas rs. O que acontece normalmente é que uma gestante contrata uma doula porque deseja um parto normal. Sempre que uma gestante me contrata e por algum motivo o parto normal não passa a ser viável, tento acompanhar mesmo na cesariana. Pode ser que no final da gestação aconteça algo que seja necessária a cesariana e sendo possível acompanho, ou algumas vezes algo acontece durante o trabalho de parto. Também vou junto para o centro cirurgico. Muitas relatam que sim, fez toda diferença ter uma doula ali ao lado mesmo na cesariana.

4. Quanto em média custa o acompanhamento de uma doula?

O investimento para se ter uma doula varia bastante.

O que a doula tem a oferecer?

Tempo de experiencia da doula?

Até mesmo região do pais. O que tenho visto na nossa cidade são valores entre 500,00 e 2000,00 reais.

5.O que precisa para ser doula, é necessário ser de alguma área específica da saúde?

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode ser doula. É preciso fazer um curso de formação.

         6.Por que você escolheu ser doula?

Historia longa… Desde os meus 12 anos assistia programas de parto e achava lindo a liberdade de escolha da mulher no momento do parto. Anos depois, em 2004 fui fazer um curso de instrutora de Shantala e também auxiliava em cursos para gestante. Ai começou o interesse por esse universo maravilhoso e contagiante. Fui à São Paulo fazer minha primeira formação na área, finalmemte era uma Doula e poderia ajudar mulheres a parir com respeito.

7. Qual é a maior recompensa de uma Doula?

Para mim é ver no olhar da mulher sua satisfação em poder parir. São lagrimas e sorrisos que da arrepio só de lembrar.

8. Alguma dica para as gravidinhas de plantão?

Estudem. Hoje as informações estão mais fáceis de serem alcançadas. Tire todas suas duvidas para pode fazer uma escolha. Discuta sobre parto com seu médico. Tenha certeza de que ele vai respeitar seus desejos. Se for preciso troque de médico. Leiam muito sobre tudo, gestação, parto, pós parto, amamentação, criação. São momentos únicos na vida de uma mulher. Participe de palestras e rodas de conversas sobre esses assuntos. Converse com outras gestantes que tiveram as duas experiencias. E curta muito a barriga pois vai ficar saudades.

OBS: Campo Grande tem uma lei municipal que garante a entrada da doula nas maternidades sendo pública ou privada. Lei n° 5.528, de 10 de março de 2015.

 

Tatiana Marinho de Oliveira Machado

Dani Cabral-Terapeuta Ocupacional

-Doula

-Educadora Perinatal

-Instrutora de Shantala

-Massoterapeuta

Comentários

Comentários

Posts Relacionados