Conversando sobre amamentação

Toda futura mamãe tem dúvidas e aflições relacionadas a amamentação. Para ajudar a tranquiliza-las, entrevistamos a consultora em aleitamento materno e mãe, Anna Carolina P. Y. Gomes.

Vamos lá!

1. Quais os cuidados básicos que a mamãe deve tomar ao amamentar seu bebê?

Mãe e bebê devem estar confortáveis, mãe com as costas e braços apoiados e bebê na posição correta.

Atentar-se para a pega correta ao seio.

Amamentar em livre demanda, ou seja, sem horários pré-estabelecidos, seguindo os sinais de fome do bebê.

2. Quais as melhores posições para amamentar?

Não existe melhor posição e sim aquela em que mãe e bebê se adaptam melhor.

A melhor posição é aquela em que mãe e bebê estão confortáveis possibilitando a pega correta e uma mamada tranquila. As posições mais utilizadas são a tradicional, invertida, cavalinho e deitada.

3. Existem posições diferentes para as mamães que passaram por uma cesárea e para as tiveram parto normal?

Não existe posições específicas para cada parto, mas algumas favorecem a cesárea devido à incisão cirúrgica. Como eu sempre repito, a melhor posição é aquela em que mãe e bebê estão confortáveis, isso irá variar de pessoa para pessoa. No caso da cesárea, muitas mães optam por amamentar deitadas devido ao corte da cirurgia.

Lembrando que amamentar deitada ao seio é possível e não leva a nenhum problema como otite, isso é um mito. O que não pode é oferecer a mamadeira com o bebê deitado, ela sim pode ocasionar as inflamações no ouvido.

4. Quais os desconfortos normais durante a amamentação?

A amamentação não deve doer, isso é sinal de pega errada.

A mãe pode sentir algumas pontadas ou leve pressão nos seios, no intervalo ou durante a mamada. Este é o sinal de que a Ocitocina (hormônio responsável pela descida do leite) está agindo.

5. Quando a mamãe deve buscar a ajuda de um médico ou de um especialista em amamentação?

Quando a mãe sente-se insegura já é um sinal de que ela precisa de apoio para que pequenos contratempos ou até situações normais não a deixem em desespero ou com a ideia de que não tem leite para o bebê.

A mãe deve buscar ajuda quando percebe que algo não está caminhando como deveria ou nota alguma mudança negativa na amamentação, por exemplo, lesões nos mamilos que não melhoram, baixo ganho de peso, baixa produção de leite entre outros.

6. Muitas mamães reclamam de dor, isso é normal?

A amamentação não deve gerar dor, quando o mamilo já está lesionado a mãe pode sentir um desconforto no início da mamada, quando o bebê suga com mais vigor, mas em seguida esse desconforto deve passar. Se a dor persistir a pega esta errada. O bebê deve ser retirado do seio e reposicionado novamente até que a mãe não sinta dor.

7. Quais são os produtos mais recomendados para aliviar as dores das mamães nesse período? Existem alternativas naturais?

Para as lesões nos mamilos o mais indicado é passar o leite materno ao final da mamada, utilizar pomadas a base de lanolina e expor os seios ao sol do início e final do dia.

Lembrando que nenhuma das medidas anteriores irá solucionar o problema se a pega estiver errada.

8. Qual o erro (ou erros) mais comuns durante a amamentação e como evitá-los?

Oferecer formula, especialmente logo após o nascimento, por acreditar que não tem leite.

A melhor maneira de evita-lo é buscar ajuda de um profissional capacitado que ofereça as informações e auxílio correto.

9. Como funciona o trabalho de uma consultora em amamentação?

A Consultora em Amamentação trabalha durante a gravidez e após o parto, durante o período de amamentação. Nossa missão é capacitar as mães a oferecer o melhor alimento para seus filhos, e suas famílias a apoiarem e acreditarem na capacidade desta mãe em amamentar seus bebês.

Durante a gravidez a finalidade do nosso trabalho é preparar a mãe para a amamentação através de informações, a fim de que ela sinta-se confiante e preparada para amamentar.

Durante a amamentação, na grande maioria dos casos, o trabalho da Consultora visa solucionar as dificuldades enfrentadas com a amamentação, orientando e oferecendo apoio técnico e psicológico para que essa as dificuldades sejam superadas e a amamentação possa prosseguir.

10. No caso das mamães que voltam ao trabalho e continuam amamentando qual a melhor forma de congelar o leite materno?

O leite materno deve ser congelado em frascos próprios para esse fim ou em potes de vidro com tampa de plástico esterilizados previamente. O prazo de validade é de 15 dias.

11. Qual sua dica de ouro para as mamães aflitas com amamentação?

Em primeiro lugar a amamentação já deve ser pensada durante a gravidez. É fundamental que a mãe se prepare para esse momento e entenda que informar-se e estar preparada é a chave para o sucesso do aleitamento.

Em caso de dificuldade ou dúvida não hesite em buscar ajuda logo no início através de uma Consultora em Amamentação. Não tenha vergonha e lembre-se que quase todas as mães passam por problemas no início, mas que com o apoio adequado a amamentação ira prosseguir.

AnnaAnna Carolina é proprietária da Momy Assessoria para gestantes e recém mães, e mãe de duas princesas, Marina de 2 anos e Fernanda com 1 mês de vida. Enfermeira graduada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo desde 2007 e especialista em Neonatologia pelo Centro Universitário São Camilo – São Paulo desde 2008. Atuou no Pronto Socorro adulto do Hospital do Mandaqui/São Paulo por 3 anos e meio e por um ano na maternidade da mesma Instituição. Trabalhou por 6 anos na UTI Neonatal do Hospital e Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha em São Paulo, maternidade referência em gravidez de alto risco, com 60 leitos de UTI Neonatal, onde recebem diariamente bebês que nascem a termo e prematuros. Dentre as atribuições diárias, lidam com mães e bebês que precisam aprender a mamar, e foi durante este período com muita dedicação e estudo que adquiriu sua grande experiência. Na Momy Assessoria a Anna Carolina coloca em prática diariamente todo o conhecimento e experiência adquirido nestes anos. A missão da Assessoria é orientar, instruir, ensinar e apoiar as mães nesse momento tão mágico e único com a amamentação e primeiros cuidados com o bebê.

A Momy Assessoria realiza Cursos de Gestante e Atendimento Pós parto, auxiliando as mães na amamentação e primeiros cuidados com o bebê.

Atende em domicílio na cidade de Lins/SP e região e Online para todo o Brasil e Exterior.

 

Comentários

Comentários

Posts Relacionados