5 brincadeiras baratas, educativas e divertidas para as férias

Com o verão chegando, vem também a época mais aguardada por nossas crianças: as férias de final do ano! É também nessa época do ano que as mamães realmente viram mãelabaristas, com a criançada pronta para brincar sem parar até a volta às aulas.

Pensando nisso, criamos uma lista com cinco ideias de brincadeiras baratas, divertidas e educativas para garantir que as suas férias (e as das suas crianças) não caiam na mesmice!

Vocês vão aprender como fazer origami, bolha de sabão gigante, escrever ou atuar uma história, explorar o jardim ou área verde e – para os dias de chuva – um acampamento dentro de casa! A seguir, um pouco mais sobre cada uma dessas ideias:

1- Escrever ou atuar uma história

poney

Pexels

 Essa brincadeira pode ser feita dentro ou fora de casa, dependendo do tempo! Crie histórias com seus filhos, estimulando a criatividade e sua veia artística! Deixe que eles mesmos escolham os elementos principais: onde a histórias se passa? Quem é o personagem principal, e o que acontece na sua jornada? Para mais diversão ainda, escolha alguns itens que podem ser usados como figurino ou cenário. Vale tudo: chapéu, guarda-chuva ou até mesmo fantoches de meias!

2- Fazer origami

 Origami é uma antiga técnica de dobrar papel nos mais variados formatos. Essa tradição japonesa é uma atividade muito divertida tanto para papais e mamães quanto para as crianças, e além disso, é extremamente relaxante. O melhor de tudo: você só precisa de papel e sua criatividade! Para dicas fáceis e um passo a passo sobre como fazer origami, veja este artigo aqui.

3- Exploradores no jardim

jardim

Pexels

Aproveite um dia bonito para explorar uma área verde, mostrando e ensinando aos pequeninos sobre a natureza. Para que eles se interessem ainda mais, chame o passeio de expedição, e deixe nas mãos dos pequenos exploradores e cientistas o que devem “estudar”. É incrível ver o interesse que eles demonstram por plantas, flores e pequenos animais como joaninhas e besouros!

4- Bolha de sabão gigante

bolha

StockSnap

 Quem não gosta de se molhar num dia de sol? O tradicional banho de mangueira é divertido, e mais ainda quando acompanhado por uma bolha de sabão gigante. Você só precisa de uma piscina de plástico ou bacia grande com uma mistura de água, detergente de lavar louça e açúcar e um bambolê ou cabide! Com cuidado, coloque o bambolê na água e levante aos poucos. Gargalhadas e diversão em família garantidas! Outra alternativa divertida é passear e fazer bolhas no parque ou na praia.

5- Acampamento em dia chuvoso

 Esteja preparada para dias chuvosos – uma ótima ideia é organizar um acampamento dentro de casa, com barraca e tudo (ou mesmo com colchões e lençóis formando uma caverninha). Use a criatividade e faça ou simule tudo aquilo que se faz em um acampamento de verdade: crie uma “fogueira” com sapatos, leve sanduiches para piquenique e use apenas lanternas para luz!

Com essas dicas, todo dia de férias também pode ser educativo e divertido, além de custar pouco – ou quase nada – para colocar em prática. Boa diversão, e não esqueça: não há limites para a criatividade!

 

 

———–

 

♥Link para as imagens originais:

https://www.pexels.com/photo/child-holding-unicorn-toy-6191/

https://www.pexels.com/photo/boy-in-blue-and-white-shirt-playing-near-on-body-of-water-with-boy-in-red-shirt-160946/

https://stocksnap.io/photo/197P3YU196

 

Comentários

Comentários

Posts Relacionados